domingo, 3 de fevereiro de 2013

Espaguete ao azeite com salmão e abobrinha






 
 
Ingredientes
 
1 embalagem de espaguete (nº 8)
5 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 cebolas médias, picadas
2 abobrinhas médias em cubinhos
5 tomates maduros, sem sementes e sem pele, picados
500 g de filé de salmão
2 dentes de alho, picados
sal e alecrim a gosto
 
 
Modo de preparo
 
Comece preparando o salmão. Numa assadeira média, acomode os filés de salmão e tempere com alho, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio (180º) pré-aquecido por 25 minutos.
 
Retire do forno, corte os filés de salmão em lascas e reserve. Numa panela média, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte as abobrinhas, os tomates e deixe refogar por mais 10 minutos ou até que a abobrinha fique macia, se necessário acrescente ½ xícara (chá) de água. Acerte o sal e reserve.
 
 
Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
 
Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o refogado de abobrinha com tomate e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Espalhe por cima as lascas de salmão e sirva a seguir.
 
 
Variação: O salmão pode ser substituído por atum ou sardinha, no caso destes ingredientes, basta acrescentá-los no refogado de abobrinha com tomate e substituir o alecrim por salsinha.

Risqué Gastronomia[adorei]


Chás

Tipos de chá