sexta-feira, 1 de março de 2013

Hambúrguer de berinjela


  • 5 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de salsa picada
  • 2 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 5 xícaras de berinjela picada
  • 1 xícara de farinha de rosca
  • 1/2 xícara de água
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 cebola e 1/2 ralada
  • 1 ovo batido
  • Sal
Modo de preparo
  1. Cozinhar a berinjela descascada e picada, com a água até ficar macia e conservar em fogo brando até secar a água
  2. Amassar bem e juntar todos os ingredientes, e dividir em porções iguais  como se fossem almôndegas, e achatar, formando os hambúrgueres
  3. Colocar numa assadeira untada e levar ao forno quente[ou grelhe].

Sete dicas para deixar seu miojo mais saudável


Saboroso, quentinho e rápido, ele parece o prato ideal para quem está sem tempo de cozinhar, especialmente em dias frios. "Toda essa praticidade, entretanto, esconde um teor nutritivo baixíssimo", alerta a nutricionista Maria Fernanda Cortez. Segundo a análise da embalagem de uma das marcas mais conhecidas do mercado feita por ela, só o tempero contém cerca de 50% do valor diário de sódio.

Por outro lado, mesmo não sendo a refeição ideal para ser consumida diariamente, o macarrão abre portas para diversas receitas criativas que podem incluir alimentos altamente nutritivos.Com a ajuda da nutricionista Rosana Farah, elaboramos sete dicas para deixar seu lámen mais saudável. Confira:
Faça seu próprio tempero

Deixe de lado aquele temperinho pronto que vem dentro da embalagem do macarrão instantâneo e utilize ervas e temperos naturais. "Uma ótima opção é o manjericão, que, além de deixar a comida com um ótimo aroma, também tem poder antibacteriano, protegendo as células do nosso corpo", indica Rosana. O alho também pode dar um gostinho a mais à refeição e, de quebra, você ainda combate doenças como gripe, diabetes e até câncer.
Legumes e verduras - Foto Getty Images
Acrescente legumes e verduras
"Podem ser adicionados quaisquer tipos de legumes e verduras, dependendo apenas da preferência do cozinheiro", aponta a nutricionista. A couve, por exemplo, é rica em cálcio, ferro e fósforo, realizando um papel de desintoxicação do organismo. Já a cenoura é uma importante fonte das vitaminas B e C, que trazem inúmeros benefícios ao sistema imunológico.
Molho de tomate - Foto Getty Images
Invista nos molhos
Outra maneira de substituir o uso do tempero pronto do lámen é preparando molhos. Para Rosana, o de tomate é sempre a melhor opção. "Ele contém uma substância chamada licopeno, antioxidante que combate os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e diversos tipos de câncer, como o de próstata", esclarece Rosana Farah.
Azeite de oliva - Foto Getty Images
Coloque azeite
Para dar um gostinho a mais, outra dica é acrescentar azeite de oliva extra-virgem ao macarrão. "Ele contém ômega 3, substância que atua como um antioxidante no organismo", explica. Apesar do benefício, sua ingestão deve ser controlada, pois esse alimento é altamente calórico.
Carnes - Foto Getty Images
Adicione carnes
Carnes são importantes fontes de proteínas e exercem a função de reparação e construção de tecidos. Por isso, adicione esse alimento de preferência grelhado, assado ou cozido ao macarrão. Entretanto, se a preparação for feita junto com a água do macarrão não despreze o caldo, pois grande parte dos nutrientes das carnes se encontra nele.
Lasanha - Foto Getty Images
Seja criativo
A prática massa do miojo pode dar origem a diversos outros pratos. Um deles é a lasanha. Como o macarrão é compactado em blocos, fica fácil quebrá-lo e distribuí-lo como se fosse uma massa. Já o recheio pode variar de acordo com o gosto de cada um.


[POR LAURA TAVARES - ATUALIZADO EM 01/03/2013]

Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar[fonte]

FRUTAS QUE AJUDAM EMAGRECER


Ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios regularmente são a chave para quem sonha em ter o corpo perfeito. Mas como reduzir medidas de maneira eficiente, claro, sem prejudicar a sua saúde? Abandone as guloseimas e invista nas frutas.
De acordo com estudos recentes, algumas frutas têm ação direta na diminuição de medidas, ou seja, evitam o acúmulo de gordura abdominal, combatem a ansiedade, estimulam o bom funcionamento do metabolismo e, de quebra, ajudam a diminuir compulsão por massas e doces.
Mas, não se empolgue na hora do lanche, pois até mesmo os alimentos com baixa caloria, se consumidos em excesso, engordam.
Pera - Apesar de não ser tão popular nas dietas, na hora de enxugar os quilinhos extras, a pera é tão poderosa quanto a maçã. Uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro - publicada no o Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição -, observou que as mulheres que comeram três peras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que aquelas que não ingeriram nenhuma fruta.
Segundo os pesquisadores isso ocorre graças a fibra concentrada na fruta, em média, 3 gramas a cada 100 gramas, quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama. Comer uma pera por dia representa 12% da necessidade diária de fibras que um adulto deve consumir, cerca de 25 gramas.
Pitaya - Conhecida também como Koubo ou Fruta do Dragão, a fruta originária do nordeste brasileiro traz inúmeros benefícios à saúde e ainda auxilia no emagrecimento. Com ação termogênica e apenas 50 calorias em cada 100 gramas, sua principal ação é a quebra do glicogênio em glicose, que libera adrenalina, estimulando a liberação do hormônio glucagon do pâncreas e, consequentemente, queima gordura e aumenta a liberação de insulina. Ou seja, promove a saciedade, diminui a fome e a compulsão alimentar a carboidratos.
E não é só isso, rica em vitamina C, proteínas, fibras, açúcares e tiramina, a fruta é um antioxidante, diurético e moderador de apetite natural, sem falar que ela também diminui o colesterol, a glicemia e a gordura localizada. Para melhores resultados no efeito emagrecedor e redutor de gordura, a nutróloga Sylvana Braga afirma que o ideal é ser consumir a pitaya antes das principais refeições e lembra: "a fruta é contraindicada em pacientes diabéticos ou pré-diabéticos".
Banana - Rica em triptofano, aminoácido bastante usado na medicina ortomolecular para combater a ansiedade e a compulsão por massas e doces, vitamina B6, que atua no metabolismo das proteínas e dos lipídios, ajudando a reduzir a absorção da gordura. Por ser uma fruta bem fibrosa, a banana é um grande aliado de quem precisa emagrecer, já que mantém o apetite sob controle por algumas horas. Mas os benefícios não param por aí, a fruta também ajuda a combater a insônia.
Por Paula Perdiz