domingo, 2 de junho de 2013

Dieta vegetariana: - 4 kg em um mês!

Para ficar com o corpo em dia e ainda turbinar a saúde, aposte na dieta vegetariana. Ela elimina os quilinhos extras e previne uma série de doenças. Aproveite!


[Texto: Rita Trevisan e Louise Vernier]
dieta-vegetariana
A proteína vegetal tem pouco colesterol e muita gordura do bem
Foto: Danilo Borges 
Não é mágica, mas existe um segredo: o poder fi­broso. O cardápio natural é composto por verduras, legu­mes e grãos integrais, o que faz o corpo funcionar a todo vapor, eliminando toxinas e aceleran­do a queima de gorduras. Além disso, as fibras prolongam a sa­ciedade e diminuem a compul­são alimentar. “Elas melhoram a ação da insulina, hormônio responsável por abastecer as células do corpo com energia”, explica Eric Slywitch, nutricionista da Sociedade Vegetariana Brasileira (SP).
Deu vontade de colocar a dieta em prática, mas ficou com receio de cortar a proteína ani­mal do prato? Não tenha medo. “Apesar de serem ricas no nu­triente, as carnes, principalmen­te as vermelhas, carregam gordura ruim, o que favorece o ganho de peso. Em contrapartida, a prote­ína vegetal tem pouco colesterol e muita gordura do bem”, expli­ca George Guimarães, nutricio­nista da Nutriveg Consultoria em Nutrição Vegetariana (SP). Outro diferencial do cardápio verde é a quantidade de substâncias pro­tetoras que previnem problemas cardiovasculares, diabetes e vários tipos de câncer. “Estamos falando de antioxidantes e fitoquímicos”, afirma Eric Slywitch. Com esse caminhão de benefícios, fica mais fácil afinar a silhueta, ganhar dis­posição para malhar e reforçar a imunidade. Bom demais para dei­xar a oportunidade passar, não é?

Tudo em ordem

Como qualquer dieta, a vegetariana também requer cuidados. Certifique-se de que está ingerindo todos os grupos alimentares. Só assim você garante o consumo dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. “Dizer que a deficiência de ferro, por exemplo, é maior em vegetarianos é uma inverdade. A carne vermelha é a principal fonte do mineral, mas é possível encontrá-lo em outros alimentos”, garante Paula Gandin, nutricionista da Sociedade Vegetariana Brasileira e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?